+55 (11) 937.049.607


Atuação do MPAM contribui para a recuperação de estrada interestadual que liga Guajará a Cruzeiro do Sul, no Acre

guajaráestrada ad583

Recuperação da Estrada de Guajará beneficia moradores da região do Alto Juruá, na fronteira do Estado do Amazonas com o Acre

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Guajará, obteve, por meio de atuação extrajudicial, a recuperação da ‘Estrada de Guajará’, que liga o município a Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre. O Promotor de Justiça Vítor Rafael de Morais Honorato chegou a instaurar Notícia de Fato, em maio deste ano, para enfrentar o “notório e grave estado das vias públicas do município de Guajará” e, mediante comunicações com as autoridades envolvidas, recebeu informações indicando a realização das obras que beneficiam moradores de toda a região.

“Atuamos no enfrentamento do problema de maneira resolutiva, extrajudicial, buscando um efeito social mais concreto e relevante para a população do sudoeste do Amazonas, região do Alto Juruá. O asfaltamento da via interestadual facilita o deslocamento terrestre entre Guajará e Cruzeiro do Sul, possibilitando o acesso às comunidades mais afastadas e o escoamento de produção derivada da atividade agrícola familiar”, destacou o Promotor de Justiça.

No curso da investigação, o MPAM oficiou pedido de informações à Prefeitura e notificou a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas a prestar informações sobre projetos de recuperação do asfaltamento, duplicação da rodovia ou outros em trâmite no referido órgão. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE-AM) informou que a ‘Estrada de Guajará’ é objeto de convênio celebrado entre o município de Guajará e o Estado do Amazonas, confirmando o início das obras de recuperação da via interestadual e encaminhando relatório das obras e previsão dos reparos complementares relativos a colocação de meio-fio, sarjetas e calçamento.

Com a solução extrajudicial do caso, o MPAM instaurou Procedimento Administrativo (nº 218.2023.000016), para seguir acompanhando as obras na via pública ‘Estrada de Guajará’, bem como as medidas de conservação das vias públicas internas do município.





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *