+55 (11) 937.049.607








19 de julho de 2023 – 15:35



Os editais de pesquisa estão disponíveis no site do Instituto Mirante. (Fotografia: divulgação)

Uma nova oportunidade para os pesquisadores de design do Ceará estão abertas os Editais de Pesquisa da Kuya — Centro de Design do Ceará, um equipamento da Secretária de Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante. Os editais são destinados a apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento e a valorização da cultura do design local, popular, diverso, inclusivo e sustentável.

As pessoas interessadas podem se inscrever, até o momento, em dois programas: o Programa de Pesquisa Sankofa 2023, que visa incentivar a produção de conhecimento sobre a história, a memória e as identidades do design feito no Ceará, tendo como tema o Design Gráfico; e o Programa de Mentoria em Design Social, que visa estimular a aplicação do design como ferramenta de transformação social em comunidades vulneráveis.

Para participar, é necessário ser pessoa física, nascida ou residente no Ceará, e atuar na área do design. Além disso, é preciso ter um perfil no Mapa Cultural do Ceará e estar no Mapeamento de Designer do Estado. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Mirante, onde também estão disponíveis os editais completos com os critérios de seleção, as datas e os valores das bolsas.

Segundo Delano Pessoa, coordenador de pesquisa da Kuya, os editais visam fomentar a pesquisa como uma das linhas de atuação da instituição, promovendo a formação, a difusão e a inovação do design feito no Ceará. Destacando que as propostas selecionadas devem abranger uma área do design e estarem alinhadas com os pilares da Kuya: um design local, popular (design decolonial), diverso, inclusivo (design político) e auxilia na preservação das comunidades e do planeta (design ecoeficiente e regenerativo).

Para saber mais sobre os Editais de Pesquisa da Kuya e acompanhar os resultados, basta acessar o site do Instituto Mirante de Cultura e Arte e seguir as redes sociais da instituição.

Sobre a Kuya

A Kuya — Centro de Design do Ceará é um equipamento cultural que visa promover e valorizar a cultura do design em suas diversas formas e expressões no Estado, oferecendo cursos, desenvolvendo pesquisas, exposições, feiras e outras atividades que estimulam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento responsável na área do design.

O equipamento se apoia em quatro pilares para construção das suas ações: design decolonial, design ecoeficiente, design regenerativo e o design político, abordando questões da atualidade e da cultura local.

A Kuya integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), tem gestão compartilhada com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e está aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer, aprender e praticar o Design no Ceará.

Serviço

Edital do Programa de Pesquisa Sankofa 2023

Data: 14 a 28 de julho

Acesso ao edital: https://www.institutomirante.org/edital-programa-de-mentoria-em-design-social-2023/

==

Serviço

Edital do Programa de Mentoria em Design Social

Data: 18 a 28 de julho

Acesso ao edital: https://www.institutomirante.org/edital-programa-de-pesquisa-sankofa-2023/






Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *