+55 (11) 937.049.607


O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos, em Roma, confirmou a imprensa italiana. O intelectual descobriu, no dia 15 de agosto, que tinha uma doença invasiva e a morte foi confirmada neste sábado.

De Masi é autor do conceito de “ócio criativo”, com um livro de mesmo nome que foi best-seller. Segundo sua teoria, o tempo livre não é algo negativo, mas imprescindível para estimular a criatividade individual e aprimorar a adaptação na sociedade globalizada e pós-industrial, marcada pelo rápido crescimento tecnológico e do setor de serviços. Na sua visão, portanto, o tempo livre pode ser produtivo.

A prática do “ócio criativo” seria possível através da união entre outros três conceitos definidos por De Masi. O trabalho, caracterizado pelo cumprimento de tarefas necessárias, o estudo através das ferramentas proporcionadas pela digitalização e, por fim, o “jogo”, lazer necessário para evitar a mecanização do trabalho.

Entre outros livros, publicou no Brasil obras como “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.

Ele também foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *