+55 (11) 937.049.607


O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos, em Roma, confirmou a imprensa italiana. O intelectual descobriu, no dia 15 de agosto, que tinha uma doença invasiva e a morte foi confirmada neste sábado.

De Masi é autor do conceito de “ócio criativo”, com um livro de mesmo nome que foi best-seller. Segundo sua teoria, o tempo livre não é algo negativo, mas imprescindível para estimular a criatividade individual e aprimorar a adaptação na sociedade globalizada e pós-industrial, marcada pelo rápido crescimento tecnológico e do setor de serviços. Na sua visão, portanto, o tempo livre pode ser produtivo.

A prática do “ócio criativo” seria possível através da união entre outros três conceitos definidos por De Masi. O trabalho, caracterizado pelo cumprimento de tarefas necessárias, o estudo através das ferramentas proporcionadas pela digitalização e, por fim, o “jogo”, lazer necessário para evitar a mecanização do trabalho.

Entre outros livros, publicou no Brasil obras como “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.

Ele também foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *