+55 (11) 937.049.607


Robbie Robertson, guitarrista, compositor e fundador do The Band, lendária banda canadense que atuou entre o final da década de 60 e início dos 70, morreu aos 80 anos nesta quarta-feira (9), em Los Angeles. Ele lutava já muito tempo contra uma doença não divulgada.

“Robbie estava cercado por sua família no momento de sua morte, incluindo sua mulher, Janet, sua ex-mulher, Dominique, seu parceiro Nicholas e seus filhos Alexandra, Sebastian e Delphine”, afirmou em comunicado o empresário de Robertson, Jared Levine.

Robbie Robertson e o The Band se notabilizaram por vários sucessos em um curto período de atividade, muito deles compostos também por ele, como “The Weight”, “Up On Cripple Creek” e “The Shape I’m In”. O grupo fazia uma mistura explosiva de rock, country e blues e era caracterizado por serem excelentes músicos.

Com Bob Dylan

Junto com o The Band, Robertson gravou vários discos com o cantor americano Bob Dylan, entre eles “Planet Waves”, de 1974; “Before the Flood”, ao vivo do mesmo ano, e “The Basement Tapes”, gravado em 1967, mas só lançado em 1975.

O The Band se desfez em 1976 com um grande show de despedida, que contou com a participação de músicos como Eric Clapton, Bob Dylan e Ringo Starr. O show foi gravado pelo cineasta Martin Scorsese e, depois, se tornou o longa documental “The Last Waltz“, de 1978. A banda ainda voltou em 1983 sem Robbie Robertson.

Em sua carreira solo, o guitarrista foi indicado cinco vezes ao Grammy. Ele fez vários álbuns e inúmeras trilhas sonoras, sendo colaborador frequente de Scorcese. O diretor comentou sobre a morte do amigo:

“Robbie Robertson era um dos meus amigos mais próximos, uma constante em minha vida e trabalho. Bem antes de nos conhecermos, sua música tinha um papel central em minha vida – na minha e de milhões e milhões de outras vidas nesse mundo. A música da The Band, e a carreira solo de Robbie pareciam vir do lugar mais profundo, no coração desse continente, de suas tradições, tragédias e alegrias.”



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *