+55 (11) 937.049.607


Com sete Kikitos, “Mussum, O Filmis”, do diretor, roteirista e ator Silvio Guindane, foi o grande vencedor do51° Festival de Cinema de Gramado. Ele conta a história do sambista e humorista Antônio Bernardes Gomes, o Mussum. Os outros dois grandes vencedores da noite foram “Tia Virgínia” com seis prêmios e “Mais Pesado é o Céu”, que levou quatro troféus. Os três longas concentraram todos os prêmios da categoria Longas-metragens Brasileiros. 

O filme que conta as origens de Mussum para além do que conhecemos dele como artista, recebeu os prêmios de melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, que interpreta o humorista na fase adulta, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, que deu vida a mãe do sambista,  melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, que interpreta Mussum na juventude, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular, além de uma menção honrosa para o maquiador Martin Macias Trujillo. O ator Ailton Graça agradeceu aos familiares de Mussum. 

O filme, protagonizado pela atriz Vera Holtz, “Tia Virgínia” , trata do encontro de três irmãs durante os festejos de Natal, onde verdades e ressentimentos que a distância deixou silenciados vão sendo expostos. O longa recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo júri da crítica, melhor direção de arte, melhor som e melhor roteiro para Fábio Meira, também diretor do longa. Meira já havia ganhado dois Kikitos em 2017 com melhor roteiro e melhor filme pelo júri da crítica por “Duas Irenes”.  “Tia Virgínia” também recebeu dois prêmios de interpretação: uma Menção Honrosa para a atriz Vera Valdez e Melhor Atriz para Holtz, que homenageou as irmãs na vida e na ficção.  

Outro título reconhecido pelo júri em Gramado foi “Mais Pesado é o Céu”. O cearense Petrus Cariry levou o prêmio de melhor direção para longa brasileiro e a atriz Ana Luiza Rios, levou o Prêmio Especial do Júri. O filme foi premiado também em duas categorias técnicas: montagem e fotografia.  

O Festival também premiou candidatos em outras categorias nos segmentos Filmes Gaúchos, Documental e Curtas Metragens.  No site festivaldegramado.net é possível conhecer todos os vencedores.  

 



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *