+55 (11) 937.049.607


O estado de Kerala, no sul da Índia, fechou algumas escolas e escritórios esta semana, enquanto as autoridades corriam para travar a propagação do mortal vírus Nipah.

Duas pessoas morreram no quarto surto da doença desde 2018.

De onde veio o vírus?

O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em 1998 durante um surto de doença entre suinocultores na Malásia e Singapura.

É capaz de infectar humanos diretamente através do contato com os fluidos corporais de morcegos e porcos infectados, com alguns casos documentados de transmissão entre humanos.

Os cientistas suspeitam que Nipah exista entre raposas voadoras há milênios e temem que uma cepa mutante e altamente transmissível surja dos morcegos.

Quais são os sintomas e como é tratado?

Não há vacinas para prevenir ou curar a infecção, que tem uma taxa de mortalidade entre cerca de 70%. O tratamento usual é fornecer cuidados de suporte.

As pessoas infectadas desenvolvem inicialmente sintomas que incluem febre, desconforto respiratório, dores de cabeça e vômitos, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Encefalite e convulsões também podem ocorrer em casos graves, levando ao coma.

O vírus está na lista de pesquisa e desenvolvimento da OMS de patógenos com potencial epidêmico.

Onde ocorreram os surtos anteriores?

O surto de 1998 na Malásia e Singapura matou mais de 100 pessoas e infectou quase 300. Desde então, se espalhou por milhares de quilômetros, matando entre 72% e 86% dos infectados.

Mais de 600 casos de infecções humanas pelo vírus Nipah foram relatados entre 1998 e 2015, mostram dados da OMS.

Um surto de 2001 na Índia e mais dois em Bangladesh mataram 62 das 91 pessoas infectadas.

Em 2018, um surto em Kerala ceifou 21 vidas, com outros surtos em 2019 e 2021.

Partes de Kerala estão entre as que correm mais risco global de surtos de vírus de morcegos, mostrou uma investigação da Reuters em maio.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *